TÛRANOR PlanetSolar

Tûranor Planetsolar em Cancun

Tûranor Planetsolar em Cancun

O maior navio movido a energia solar no mundo é um catamarã coberto por painéis fotovoltaicos, sendo alguns deles móveis, construído por Knierim Yacht Club, em Kiel, na Alemanha em 14 meses, medindo 31 metros de comprimento que se estende até 35 com o painéis abertos, 6,1 metros de altura, 95 toneladas de pêso e 15 metros de largura que chega a 23 metros com painéis estendidos.

planetsolar com paineis abertos

Tûranor planetsolar com os painéis abertos

O multicascos será a casa de seis marinheiros durante a tentativa de volta ao mundo, e pode acomodar até quarenta pessoas, que navegam apenas com a energia encontrada na luz, absorvida por 537 m2 de módulos fotovoltaicos (painéis solares) ao sol.

Em 2011, a primeira viagem ao redor do mundo alimentada por energia solar será realizada com escalas ao longo do Equador, onde a quantidade máxima de luz solar está disponível. A tripulação do PlanetSolar cruzará o Oceano Atlântico, o Canal do Panamá, o Oceano Pacífico, Oceano Índico e, finalmente, o Canal de Suez, antes de retornar para o Mediterrâneo completando uma volta completa ao planeta.

Sala de comando

As escalas serão organizadas em cidades portuárias de grande porte (Miami, Cancun, Brisbane, Hong Kong, Xangai, Singapura, Abu Dhabi, etc), para grande visibilidade e vai ser usado como uma plataforma promocional para as energias renováveis​​, especialmente solar. O projeto pretende mostrar que não devemos desperdiçar os recursos naturais que temos à nossa disposição, demonstrar o potencial das energias renováveis e mostrar que já temos a tecnologia necessária para a sustentabilidade.

Hoje o Barco está em Vüng Táo, no sul do Vietnan e é possível acompanhar sua posição no globo pelo site www.planetsolar.org, onde também há dados mais detalhados sobre o incrível projeto, acompanhem essa tripulação e sua bonita missão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s