L’hydroptère

Um veleiro diferente, projetado em três cascos sendo um principal e mais dois flutuadores, que se apoiam em hidrofólios quando está em velocidade,  ficando acima da água voando baixo, assim é o L’hydroptère.

Projetado pelo francês Alain Thébault para quebrar recordes, começou sua história quebrando dois recordes de velocidade retificados pelo World Sailing Speed Record Council em abril de 2007.

O detentor do recorde depois disso foi o francês Alexandre Caizergues que chegou a 50,57 nós (93,65 km/h) com um kite surf. Seu feito durou até 4 de setembro de 2009, quando o L’hydroptère manteve 51,36 nós (95,12km/h) em 500 metros percorridos, com pico de 55,5 nós (102,8 km/h) e um vento de 28 nós, batendo o recorde do kitesurfista.

Com 18,28 metros de comprimento no casco principal, 6,5 metros cada flutuador, 24 de largura total, 6,5 toneladas, área vélica de 195 m2, sendo 135 m2 a vela mestra e 60 m2 a genoa. Seus  hydrofólios de 3 mteros  mantêm os cascos do barco a 2 metros acima da água proporcionando mínimo atrito e levando praticamente a zero o impacto das ondas.

O segredo da alta velocidade é o atrito muito baixo entre o barco e a água, possibilitando que a velocidade do veleiro ultrapasse a do vento.

A quebra do recorde foi comandada pelo skypper que projetou o brinquedo Alain Thébault  e a empresa produziu também o HydroptéreCH, projetodo para travessias e lançado no final de 2010, foi na verdade um laboratório para criar o modelo maior Hydroptère maxi, que irá ao mar em 2014 para dar a volta ao mundo em apenas 40 dias.

O Maxi vai medir 30 metros de comprimento por 32 de largura total, nos moldes aproximados do L’hydroptère com três cascos e hidrofólios.

assista o vídeo do recorde

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s